Histórico

Seja bem-vindo ao website do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"!

Nosso Departamento foi instituído no dia 1° de dezembro de 1998, durante o processo de reforma departamental da Universidade de São Paulo; conhecido pela sigla LCB é resultado da fusão do Departamento de Botânica com o Setor de Bioquímica do Departamento de Química então existentes.

Atualmente a coordenação do Curso de Graduação em Ciências Biológicas é exercida por docente deste Departamento. Contudo nossa participação nas atividades de ensino de graduação estão voltadas a todos os demais cursos desta Escola Superior, atendendo a um contingente aproximado de 1.100 alunos de graduação por ano.

Na Pós-Graduação, sediamos o Pograma de Pós-Graduação em Fisiologia e Bioquímica de Plantas, conceituado como "5" pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior-CAPES, órgão do Ministério da Educação.

Procuramos bem instruir e formar oferecendo diversas oportunidades para que o acadêmico participe de estágios em nossos laboratórios, permitindo amplo conhecimento da prática laboratorial e  de campo. Oferecemos ainda outras oportunidades de participação em atividades de extensão universitária (adequação ambiental de propriedades rurais, recomposição de matas ciliares, identificação taxonômica e anatômica de plantas, projetos para atender produtores rurais na micropropagação de plantas, treinamento de técnicos laboratoriais, programa de visitas monitoradas e muitas outras atividades).

Na pesquisa almejamos o desenvolvimento de atividades nas áreas grandes áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, Biotecnologia, Botânica, Ecologia Vegetal e Zoologia de Vertebrados. Para outras informações sobre as linhas de pesquisa aqui desenvolvidas.

Com esta breve apresentação, desejamos que sua navegação neste website seja profícua. Nossa equipe estará a disposição para outras informações que sejam necessárias.

• Prof. Dr. Alexandre Reis Percequillo - Chefe do Departamento
  • Profa. Dra. Helaine Carrer - Chefe Suplente
  • Camilla Saciloto Trevisan - Secretária

Representantes do LCB em Comissões da ESALQ